Espetaculix no histórico Ginásio Pernambucano

relix no ginasio pernambuco aliança comunicação e cultura

Pelo Ginásio Pernambucano Já Passaram Escritores Famosos, Economistas Brilhantes, Presidente da República. E Sabe Quem Mais? O Relix.

Jose Lins do Rego, Epitácio Pessoa, Clarice Lispector, Celso Furtado, Joaquim Cardozo, Assis Chateaubriand, Ariano Suassuna. No Ginásio Pernambucano, foi como apresentar o Relix para cada um deles. Pensar no futuro dentro do colégio mais antigo do Brasil é historicolix. Fizemos duas sessões do Espetaculix para os alunos de hoje, em reverência aos de ontem e pensando também nos de amanhã. A peça teatral que mistura arte, dança, música, marionetes e teatro de objetos conscientizou 659 estudantes sobre o descarte adequado dos resíduos sólidos e a importância de preservar o planeta. Sabia que, quando o Ginásio Pernambucano foi fundado, as águas do Capibaribe eram cristalinas? A gente foi lá para lembrar que podem voltar a ser.

Sobre o Relix – O Relix propõe um conjunto de ações de educação e arte para a sustentabilidade. De outubro de 2017 a janeiro de 2018, diversos municípios de Pernambuco viverão o Projeto. Serão 160 apresentações teatrais do Espetaculix, do Espetáculo Oceano e do argentino Sopa de Estrelas em escolas, indústrias, teatros e espaços públicos que também receberão performances e passeios de Ciclolix. Como complemento, para aprofundar conteúdos, oferecemos manual para inspiração pedagógica e revista em quadrinhos baseada no conteúdo do espetáculo.

A exposição fotográfica Relixx

A Força Cromossômica Feminina por uma Vida Sustentável foi montada na Praça da República e no Recife Antigo e esteve até o dia 19 de janeiro na Torre Malakoff, aberta ao público. Cem lixeiras, entre orgânicas e inorgânicas, para coleta seletiva serão doadas a escolas. E associações e cooperativas de catadores receberão 50 ecobicicletas coletoras. Como recuperar é parte de reutilizar, para recusar e reduzir o consumo excessivo o Relix 2017 vai recuperar as 100 Ciclolix doadas em 2014. Um esforço multidisciplinar com o objetivo de criar a cultura do descarte adequado dos resíduos e conscientizar da necessidade de não apenas reciclar o lixo, mas de revisar o seu próprio conceito.

Repense. Reduza. Recuse. Reutilize. Recicle. E, se ainda achar pouco, repita pra todo mundo: Relix, Relix, Relix.

Idealização do Projeto Relix: Lina Rosa Vieira (diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura)

Fotografias: Chico Barros

Para saber mais sobre nossas ideias, acesse: http://aliancacom.com.br/ideias/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *