As Divas da Sustentabilidade do Relix.

17309404_1256148107801989_3927839394112322006_n (1)

Conheça as gigantes da sustentabilidade

Sustentar. A casa, a família, o corpo em pé, a cabeça erguida. Sustentar. O que diz, o que pensa, o que sonha, o que reivindica. Não é fácil ser mulher e catadora. Não é difícil perceber a coragem e a dignidade em cada uma delas. Gigantes da sustentabilidade. Divas da Sustentabilidade do Relix.

O Relix, projeto que já aconteceu em Pernambuco, no ano de 2014, idealizado pela diretora de Criação da Aliança Comunicação e Cultura, enxergou a dimensão feminina dentro da coleta seletiva. Convidou o fotógrafo Helder Ferrer pra ver também. Olhar da arte. Resultado: um novo ensaio delicado e comovente.

Expolix Catadoras Alagoanas. Movidas pela energia limpa das ecobicicletas, dezenas de fotografias passearam pela orla de Pajuçara numa manhã de sol como elas merecem. À tarde, seguiram para a Praça Multieventos. Estacionaram pertinho das jangadas. Emocionaram toda a gente. Inclusive as próprias musas. Modelos de cidadania. Radiantes, elas não sustentaram as lágrimas. Nem as gargalhadas. Nem o grito há muito tempo preso na garganta: “Somos lindas”.

Sobre o projeto Relix – O projeto propõe um conjunto de ações de educação e arte para a sustentabilidade. São apresentações teatrais em escolas, indústrias, teatros e espaços públicos que recebem performances e passeios de Ciclolix. Como complemento, para aprofundar conteúdos, oferecemos manual para inspiração pedagógica, revista em quadrinhos baseada no conteúdo do espetáculo. Realizamos exposições fotográficas e doamos lixeiras, entre orgânicas e inorgânicas, para coleta seletiva e bicicletas coletoras para associações, cooperativas de catadores e atividades alinhadas ao tema. Um esforço multidisciplinar com o objetivo de criar a cultura do descarte adequado dos resíduos e conscientizar da necessidade de não apenas reciclar o lixo, mas de revisar o seu próprio conceito.

Repense. Reduza. Recuse. Reutilize. Recicle. E, se ainda achar pouco, repita pra todo mundo: Relix, Relix, Relix.

Fotos: Helder Ferrer.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *