Livro Bichos Vermelhos é finalista de Prêmio Jabuti

Livro Bichos Vermelhos de Lina Rosa recebe o prêmio Jabuti - Aliança Comunicação e Cultura

livro Bichos Vermelhos traz crônicas de animais que estão na lista vermelha de extinção

“O Livro Bichos Vermelhos, meu primeiro como autora, editora independente e diretora de criação do projeto gráfico, é finalista do Prêmio Jabuti nessa categoria.

Embora o jabuti propriamente dito não esteja ameaçado de extinção, ser finalista do mais importante prêmio literário brasileiro traz uma alegria tão rara quanto encontrar uma tartaruga-de-pente. Gratidão a Helder Ferrer, Rebeca De Melo Lima, Erick Vasconcelos e João Cruz Filho pela preciosíssima contribuição.

Para uma completa estreante como eu, a boa-nova parece ter vindo do bico de um tico-tico-do-campo disfarçado de pombo-correio”.

Lina Rosa Vieira – Diretora de Criação de Projetos Especiais da Aliança Comunicação e Cultura e autora do Livro Bichos Vermelhos

Saiba mais sobre o Livro Bichos Vermelhos. Assista a entrevista que a diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura e autora do livro concedeu ao JC Online. 

Entrevista com Lina Rosa

Confira uma das histórias do Livro Bichos Vermelhos:

“Caburé de Pernambuco – É uma das menores corujas do mundo. Catorze centímetros. Mas pode ficar ainda menor. Zero centímetro. Sério. O caburé-de-pernambuco está tão ameaçado de extinção que talvez já esteja extinto. A última vez que alguém viu um caburezinho vivo foi em 2001. O motivo principal é a destruição da mata atlântica pernambucana. Cada vez mais invadida pela cana-de-açúcar. Cá entre nós, se tanto açúcar fosse bom, não existiria diabetes. O caburé-de-pernambuco tem a maior parte do corpo marrom e a cabeça cheia de bolinhas brancas. Como toda coruja, tem olhos de coruja. Observa tudo e bem. Que tal brincar de jogo de imitação e olhar muito pra mata? Quem sabe a gente consiga encontrar os últimos caburés da espécie.”

Foto: Helder Ferrer

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *