Era domingo, mas o Relix encontrou tudo aberto em Maceió.

16403025_1220424021374398_3440382501294178385_oO céu. As mentes. Os braços. Os sorrisos estavam de braços abertos.

Foi nesse clima caloroso que o projeto Relix, idealizado pela diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura, e que já passou por Pernambuco em 2014, passeou ao longo de 12 horas na orla de Pajuçara. Teve Ciclolix, Expolix, Gentilix. Batuquelix. Espetaculix. Que danadolix foi isso? A gente conta agora.

Pela manhã, as Ciclolix começaram o movimento: 30 cicloativistas pedalaram as inovadoras ecobicicletas coletoras na parte fechada da orla de Pajuçara. À tarde, as bikes se uniram aos barquinhos à vela. Instalações cenográficas do projeto Relix. Transportes de energia limpa como veículos de comunicação para ideias sustentáveis. Ao correr da tarde, muita gente gentil circulou pela Praça Multieventos que, por sua vez, estava circulada de arte. Rodas de reflexão sobre o futuro do planeta. Circuitos de cidadania. Expolix Catadoras: ensaio em homenagem às musas que viram sua força e beleza reveladas nas fotografias.

Gentilix: o mestre de cerimônia ecocêntrico. Batuquelix: orquestra de baldes de lixo. Espetaculix: a encantadora peça teatral do projeto. A noite caiu, mas o astral continuou lá em cima. Pertinho das estrelas. A celebração foi até às 21h30. Perdão, até hoje. Porque, o que vivenciamos no dia 8 de janeiro, não vamos esquecer. Recicle, Reduza, Repense, Recuse, Reutilize. Reviva com a gente o que danadolix aprontamos naquele domingo. Relix.

Relix – O projeto Relix propõe um conjunto de ações de educação e arte para a sustentabilidade. São apresentações teatrais em escolas, indústrias, teatros e espaços públicos que recebem performances e passeios de Ciclolix. Como complemento, para aprofundar conteúdos, oferecemos manual para inspiração pedagógica, revista em quadrinhos baseada no conteúdo do espetáculo. Realizamos exposições fotográficas e doamos lixeiras, entre orgânicas e inorgânicas, para coleta seletiva e bicicletas coletoras para associações, cooperativas de catadores e atividades alinhadas ao tema. Um esforço multidisciplinar com o objetivo de criar a cultura do descarte adequado dos resíduos e conscientizar da necessidade de não apenas reciclar o lixo, mas de revisar o seu próprio conceito. Repense. Reduza. Recuse. Reutilize. Recicle. E, se ainda achar pouco, repita pra todo mundo: Relix, Relix, Relix.

Fotografias: Helder Ferrer

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *