Homenagem da Aliança ao Dia do Cinema Brasileiro

Aliança Comunicação e Cultura homenageia o Dia do Cinema Brasileiro

Data é comemorada no dia 19 de junho

Próximo domingo é o Dia do Cinema Brasileiro. A gente resolveu antecipar a comemoração. Em 15 anos. Idealizado pela diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura, o projeto Cine Cultural, que carinhosamente apelidamos de Vaga-lume, celebra a sétima arte desde 2001. Passou por mais de 700 cidades do interior de 12 estados brasileiros, levando a vivência do cinema para mais de 5 milhões de pessoas.

A iniciativa roda longas-metragens pro cinema percorrer seu caminho de volta. Dos filmes brasileiros, 90% são inspirados nas histórias do interior: é justo que 90% de suas cidades não tenham cinema? Em sessões abertas nas pracinhas ou ruas de casario, quem é acostumado a andar pelas estradas de barro ou de pedra estreia os pés no tapete vermelho. Estrelando brasileiros que, na sua maioria, vão ver cinema pela primeira vez. De graça. Pra gente, a melhor maneira de homenagear o Dia do Cinema Brasileiro é levando cinema para milhões de brasileiros.

Dia do Cinema Brasileiro – A data é celebrada em 19 de junho e foi escolhida porque remete àquele que teria sido o primeiro dia em que foram feitas imagens a partir da tecnologia do cinematógrafo no Brasil, 19 de junho de 1898. Tais imagens foram gravadas a bordo do navio Brésil, saído de Boudeaux, na França, onde o italiano Afonso Segreto tinha acabado de fazer um curso sobre a operação do cinematógrafo. De lá, ele acabou trazendo um dos equipamentos para o Brasil. As imagens capturaram o cenário da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Fonte: Brasil Escola – UOL.

Fotografia: Helder Ferrer.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *