Cine Cultural volta a acender em Alagoas

Cine Cultural é um projeto de cultura democrática da Aliança Comunicação e Cultura

Vinte cidadezinhas terão a oportunidade de receber sessões de cinema, de graça.

Depois de muita saudade, o projetor do nosso Cine Cultural volta a acender em Alagoas. O cinema itinerante retorna a 20 cidadezinhas do interior. Idealizado pela diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa, o projeto completa 15 anos. Já viajou por cerca de 700 municípios de 12 estados brasileiros. Se os filmes são inéditos? Pra muita gente, o próprio cinema é inédito. O nosso não tem paredes. Nem teto, nem bilheteria, nem exclusão. Uma superprodução de democracia cultural nas pracinhas e pátios de igreja. De julho a setembro de 2016. Com tapete vermelho, pipoca branquinha e gente de todas as cores.

As projeções acontecem numa tela de cinco metros de altura por doze de largura, com som e imagem em alta definição, elevadíssima qualidade técnica e de conteúdo, no mesmo nível das melhores salas de exibição do País. A ocupação do espaço público através da arte é valorizada na escolha das pracinhas e ruas da paisagem de memória dos municípios.

O projeto tem a curadoria da diretora de Criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa, que prioriza curtas e longas-metragens nacionais com foco na excelência da linguagem em sua forma e conteúdo. Histórias que estimulem a capacidade de reflexão, o pensamento crítico e criativo e o direito de sonhar e de sorrir.

O Cine Cultural se destaca também pelo cuidado com a acessibilidade. A comunidade de pessoas com deficiência auditiva é contemplada pelas legendas que constarão nos longas-metragens; enquanto voluntários para fazer audiodescrição também estarão disponíveis para pessoas com deficiência visual que forem ao cinema. O acesso para cadeirantes e pessoas com dificuldades de mobilidade foi pensado de modo a facilitar a locomoção.

Fotografia: Helder Ferrer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *