Cine Cultural – Pra Muita Gente, o Cinema é Inédito.

Cine Cultural é um projeto da Aliança Comunicação e Cultura.

Curtas Inéditos. Longas Inéditos. Pra Muita Gente, o Cinema é Inédito.

Não foi fácil escolher, mas caprichamos. Em cada cidade por onde o projeto Cine Cultural vai passar, vamos exibir filmes selecionados com todo carinho. A começar pelos curtas. Retirantes, do Rio Grande do Sul, conta a história de uma mulher que vaga por terras áridas e despovoadas sem ter como alimentar o filho. Guida, de São Paulo, fala de uma doce senhora que tem sua rotina modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo-vivo. Salu e o Cavalo Marinho, de Pernambuco, apresenta um pouquinho do Mestre Salustiano, um dos artistas populares mais importantes do Brasil.

Os longas também são especiais. O Menino no Espelho é sobre um garoto que sonha em ter um clone para fazer todas as tarefas chatas no lugar dele. Que Horas Ela Volta? desperta um turbilhão de sentimentos ao mostrar o que acontece quando a filha de uma empregada doméstica vem morar com ela na casa dos patrões. E Divertida Mente revela a aventura que se passa dentro da cabeça de uma menina de 11 anos. É só garantir o seu cantinho na pracinha e curtir o filme. A pipoca vai estar no ponto esperando por você. E se der sorte, a lua também.

Cine Cultural

E se um dia os sonhos é que resolvessem correr atrás da gente? Mesmo que fosse até bem longe, atravessando as estradas do interior de 12 estados brasileiros? E se eles viajassem milhares e milhares de quilômetros, passando por mais de 960 cidadezinhas, levando tudo que a gente sonhou? Ia precisar de uma bagagem bem grande. Na verdade, de um caminhão. Então, por onde ele passasse, transformaria tudo. O que era esperado, viraria inesperado. Onde tivesse praça, teria festa. Onde tivesse rosto, teria sorriso. O que era milho, viraria pipoca. E assim, pouco a pouco, de cada matinho de mata, sairiam romances, aventuras, dramas e comédias. Para encontrar mais de 5 milhões de espectadores.

E se a gente disser que essa história é de verdade? Acontece há quase 16 anos e se chama Cine Cultural. O projeto roda longas metragens para fazer o cinema percorrer seu o caminho de volta. Dos filmes brasileiros, 90% são inspirados nas histórias do interior: é justo que 90% de suas cidades não tenham cinema? Em sessões abertas nas pracinhas ou ruas de casario, quem é acostumado a andar pelas estradas de barro ou de pedra estreia os pés no tapete vermelho. Estrelando, brasileiros que, na sua maioria, vão ver cinema pela primeira vez. Por isso mesmo, as exibições são cuidadosamente projetadas na grande tela.

Curtas e longas com qualidades técnica e criativa. Filmes de gente famosa no mundo e na vizinhança. Além da curadoria priorizar o cinema brasileiro, também são exibidos os curtas de animação produzidos pelos alunos das oficinas de animação quadro a quadro nos municípios. Trabalhos premiados em festivais, como o Anima Mundi e selecionados no Festival de Genebra.

O mais bacana de tudo é que os sonhos não vão embora com o caminhão. A experiência dura 3 dias. Mas o que fica na lembrança é para sempre.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *