Cine Cultural em Bananeiras reúne 3.300 pessoas

Cine Cultural em Bananeiras reúne 3.300 pessoas

No Cine Cultural em Bananeiras, Bem Que a Gente Podia Distribuir Bananas na Sessão. Mas Pipoca Combina Mais Com Cinema.

O Cine Cultural em Bananeiras foi lindo. Primeiro em 2009. Agora há pouco, no comecinho de agosto. Ah, gostinho bom do doce de banana. E de matar a saudade. Das pequenas ruas de casinhas coloridas, todas bem cuidadinhas, no centro histórico. Imagina quantas histórias bonitas elas não devem ter para contar. Sabe o que nós contamos? Mais de 3.300 pessoas na plateia durante os três dias. Todas de sorriso largo no Largo da Igreja Matriz. Nossa Senhora do Livramento, por favor nos livre de passar tanto tempo sem voltar.

Cine Cultural – O Cine Cultural já passou por quase 700 cidades do interior de 12 estados do País, algumas delas mais de uma vez, atingindo mais de cinco milhões de pessoas desde 2002 até hoje. “Gente que, na sua grande maioria, nunca tinha visto cinema na vida”, observa a idealizadora do projeto, diretora de Criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa. Este ano, o Cine completa 16 anos de estrada. A escolha dos filmes prioriza trabalhos de excelência na forma e no conteúdo. Filmes brasileiros que estimulem a criatividade e a inteligência do espectador.

O projeto ainda chama a atenção para a importância da reabertura ou abertura das salas de projeção, realizando diversas entrevistas que provoquem na cidade o sentimento de mobilização para que isso aconteça. “Na realidade, o maior objetivo do Cine Cultural é não precisar mais existir, uma vez que o cinema será parte do cotidiano das cidades do interior”, explica Lina Rosa.

O projeto se destaca também pela preocupação com a acessibilidade. As pessoas com deficiência auditiva serão contempladas pelas legendas disponíveis nos longas-metragens. Para atender às pessoas com deficiência visual, teremos voluntários responsáveis pela audiodescrição. O acesso para cadeirantes e pessoas
com dificuldade de mobilidade foi pensado de modo a facilitar a locomoção.

Fotografia: Talles Abreu.

Para saber mais sobre o projeto, acesse http://aliancacom.com.br/ideias/cine-sesi-cultural/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *